quinta-feira, 2 de maio de 2013

Único Banco de leite do Norte de minas completa 20 anos

Provedor do Hospital Aroldo Tourinho,
Paulo César Almeida
MONTES CLAROS (por Alessandra Marques) - O  Banco de Leite do HAT -  Hospital Haroldo Tourinho, de Montes Claros é o único existente na região, e completou 20 anos de funcionamento, atendendo crianças da cidade e adjacência.
A iniciativa da implantação do banco de leite surgiu da necessidade de dar suporte gratuito, às mães com dificuldade de produção ou que tenham problemas de saúde que as impeçam de amamentar seus filhos. 
Os Bancos de leite  substituem as amas de leite do passado. Algo condenado pelos órgãos de saúde, uma vez que durante o aleitamento pode haver contaminação da criança.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado, possui nenhuma. Por isso o leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais. As doadoras são responsáveis por salvar vidas.
A técnica de enfermagem, Inária Alves Moreira, trabalha há 12 anos no Banco de Leite do HAT, informou que recebem pedidos  de ajuda de mães de outras cidade.
-Nos últimos dias enviamos o leite para Januária, a 175 km de Montes Claros. A mãe fez contato, falando da necessidade e fizemos a doação. O leite pode ser transportado até 06 horas depois que é feito todo procedimento de armazenamento. Por causa da grande demanda, damos prioridades aos casos mais urgentes – explicou a técnica.
 Quem pode doar?
 A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano determina que as mulheres aptas a serem doadoras, são as que produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, que tenham boa saúde, não façam uso de medicamentos que impeçam a doação e se disponham a ordenhar e a doar o excedente.
Como ser doadora do Banco de Leite?
As interessadas devem ligar para o telefone (38) 2101 4062  e agendar a visita do técnico responsável. Ele irá até a residência da doadora e ensinará como esterilizar e armazenar o leite, bem como executar a ordenha.
 Coleta
A coleta é feita semanalmente nas casas das doadoras. Depois é levado para o Banco de Leite do hospital, onde é feita a pasteurização, resfriamento, e por fim, a análise da composição do leite coletado,  que vai desde a verificação de existência de coliformes até a investigação da acidez do leite para que o bebê receba um alimento saudável.
 Banco de leite precisa de apoio
 O provedor do HAT, Paulo Cesar Almeida  reafirma a importância do Banco de Leite Humano para a cidade e o Norte de Minas, e diz que o banco fornece o leite humano para os demais hospitais locais.
- O banco de leite humano é absolutamente indispensável e de fundamental importância na preservação da vida. Nosso propósito é ampliar suas ações, e para isso, buscaremos parceria com a sociedade, com o Estado e com o Município. Vale ressaltar que esse tipo de matéria, ajuda a divulgar a importância da doação. A imprensa é uma forte aliada dos bancos de leites humano - conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário