sexta-feira, 10 de maio de 2013

Movimento dos “Amigos da Barragem do Bico da Pedra” vai se transformar em ong

A defesa do meio ambiente, represa e rio Gorutuba, serão os principais focos da entidade

Os amigos da barragem durante reunião de
avaliação da audiência pública, em Janaúba

JANAÚBA - O movimento dos Amigos da barragem do Bico da Pedra de Janaúba vai se transformar em ong (organização-não governamental). Uma vez constituída, a entidade terá o papel de atuar na defesa do meio ambiente, mas com foco principal na preservação da barragem do Bico da Pedra e o rio Gorutuba. A idéia foi suscitada durante reunião com um café da manhã entre integrantes do movimento, na residência de Maria Gorete Carvalho e Felipe Mateus, proprietários da MCX Consultoria, neste dia 1º de maio, Dia do Trabalho. O referido movimento que resultou no relevante debate sobre a instalação e funcionamento de uma mineradora em Riacho dos Machados, na microrregião da Serra Geral de Minas, o que representa risco de possíveis reflexos nos cursos da água da barragem do Bico da Pedra tem sido motivo de preocupação para muita gente. Na reunião estiveram presentes, o bancário Alessandro Douglas, o oficial de justiça, Marcos Benício, o jornalista Luiz Cabrini, o vereador Carlos Isaíldon, o prefeito de Nova Porteirinha, Raul Aves e Maria Regina, sua chefe de Gabinete, Flamarion Ribeiro (Eron), o engenheiro civil e ambiental, Luciano Fonseca, Vidal Barbosa, Maria José Borges, o casal Felipe Mateus e Maria Gorete Carvalho.  O encontro serviu para que o grupo avaliasse a audiência pública realizada no Centro Cultural, em Janaúba, no dia 25/4, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), através da 3ª Promotoria de Justiça e da coordenadoria de Bacias do MP, quando foi debatido o tema em questão, entre moradores de Janaúba, Nova Porteirinha, autoridades públicas, eclesiásticas, estudantes, educadores entre outros participantes. Na reunião de avaliação da audiência pública, os Amigos da Barragem se mostraram satisfeitos com os resultados do evento, inclusive com o expressivo público presente. Daqui para frente, eles esperam que todo o debate entre os representantes do MP, empresa e da sociedade civil organizada sirvam para aumentar a segurança do empreendimento, que passa pela observância das normas técnicas e ambientais, como forma de se evitar no futuro um desastre ambiental, o que geraria prejuízos imensuráveis a pelo menos 100 mil pessoas que consomem diretamente da água da barragem, e 200 mil, indiretamente. Daí, a importância de toda a sociedade janaubense e de Nova Porteirinha, principalmente o Ministério Público, a classe política se manterem sempre vigilantes diante das atividades da mineradora para que o pior não ocorra com a barragem, um dos maiores reservatórios de água doce do Norte de Minas. 
            CONSTRUÇÕES NO ENTORNO BARRAGEM
Os Amigos da barragem afirmaram que pretendem atuar ainda fiscalizando, e denunciando às autoridades competentes, construções irregulares no entorno da barragem, objeto de vários TACs - Termos de Ajustamento de Condutas, entre proprietários e o Ministério Público, que age com o intuito de sanar as irregularidades presentes no local.
            CODEMAS
Presente à reunião o vereador janaubense, Carlos Isaíldon Mendes (PSDB), também integrante dos Amigos da barragem do Bico da Pedra, defendeu o fortalecimento dos Codemas de Janaúba e de Nova Porteirinha como meio de ampliar o leque para uma maior fiscalização das atividades da mina de Riacho dos Machados e recuperação das nascentes do rio Gorutuba. Para tanto, deve se encontrar com representantes da Câmara Municipal de Nova Porteirinha e juntos devem encaminhar ofícios aos respectivos prefeitos, Yuji Yamada (PRP) e Raul Alves Rocha (PSB) solicitando deles apoio ao pleito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário