sexta-feira, 10 de maio de 2013

MÉDICO DO HOSPITAL AROLDO TOURINHO MINISTRA PALESTRA EM SANTA CATARINA


MONTES CLAROS (Ascom/Haroldo Tourinho)- O médico Flávio Donizete Gonçalves, da equipe de Cardiologia do Hospital Aroldo Tourinho (HAT), esteve participando do 40º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), realizado entre os dias 18 a 20 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina, tendo, inclusive ministrado palestra quando abordou o tema “Pesquisas e Avanços em Marcapassos e Eletrodos para Estimulação Cardíaca”.
O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) é credenciado pelo Ministério da saúde em procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia, cirurgia cardíaca e procedimentos intervencionistas em cardiologia (hemodinâmica), o que torna o HAT referência no tratamento cardiológico.
DESTAQUES DO CONGRESSO
Um dos pontos de destaque do congresso  foi a questão dos pacientes portadores de cardiodesfibriladores implantáveis (CDI) que poderão futuramente se submeter  à ressonância magnética com segurança.
Segundo o diretor científico do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da SBCCV, Antônio Vitor Moraes Júnior, esse é um avanço importante em termos de dispositivos implantáveis, já que até 75% da população será submetida à ressonância magnética em algum momento da vida.
Outra questão abordada foi o chamado monitoramento remoto dos dispositivos implantáveis, que permite ao médico acompanhar o paciente à distância. Esses marcapassos e CDIs possibilitam a detecção do estado clínico do paciente, a segurança do dispositivo implantável, assim como várias arritmias cardíacas. Dentre elas, destaca-se a fibrilação atrial, que atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é considerado o maior fator de risco para Acidente Vascular Cerebral (AVC) embólico extremante incapacitante e fatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário