quarta-feira, 17 de abril de 2013

Janaúba violenta e população com medo!


Assustados com a criminalidade, moradores mudam hábitos de vida

Vista aérea de Janaúba
Nos últimos meses a população de Janaúba tem tido a rotina de sua dia a dia, alterada por conta da onda de criminalidade que assola a cidade e a vizinha Nova Porteirinha. A situação é grave, por isso as pessoas têm medo de sair de casa, estão reforçando a segurança de suas residências com cercas elétricas e concertina. Com isso, passam a viver em verdadeiros presídios de segurança máxima, ou seja, se tornando refém do crime. O comércio, em alguns segmentos, tem mudando os horários de funcionamento, a exemplo dos postos de combustíveis, mas a grande maioria dele tem investido em sistema de segurança de vídeos como forma de inibir as ações dos marginais bem como facilitar sua identificação quando do cometimento de delitos. Os janaubenses que antes viviam em uma cidade tranqüila, hoje estão mudando seus hábitos de vida por conta do aumento preocupante da criminalidade.

DROGAS E ASSASSINATOS
A maioria dos assassinatos, segundo a polícia estaria relacionada com o tráfico de drogas. Os adolescentes são as principais vítimas e têm suas vidas ceifadas de forma precoce. No último final de semana a Polícia Militar registrou três assassinatos na cidade. No início da tarde de sábado passado, o aposentado, José Cardoso da Silva, 62 anos, foi morto com um disparo de espingarda polveira que o atingiu nas costas. A motivação do crime, segundo informações da Polícia Militar, foi o furto de um aparelho de TV, que teria sido furtado por um filho da vítima. Na madrugada de domingo, em um trailer na Avenida Manoel Atayde, foram assassinados a tiros de revólver, os jovens, Carla Daniela Alves costa, 22, do bairro Dente Grande e Lucas Santos Gomes, 21, além de um menor que ficou ferido. Não bastassem os crimes de homicídios que são registrados em Janaúba, a cidade também é palco de furtos, arrombamentos, roubos, e até explosão de caixa eletrônico.

REDE RAFAH
A Rede de Apoio Familiar Humanizado (RAFAH) desenvolve relevante trabalho social voltado a adolescentes e jovens em Janaúba, que tentam se livrar do vício de drogas como o crakc. Para tanto, o Rafah, que é dirigido pelo pastor Francisco Veloso (Chiquinho) e sua esposa Josy Veloso, que também auxilia jovens a abandonar o vício do álcool entre outras drogas, os encaminha para centros de tratamento em outras cidades, inclusive da Bahia. O consumo de crack e de outras drogas em Janaúba que tem aumentado nos últimos tempos, segundo o pastor, tem como um dos fatores a ausência de oportunidades e políticas sociais, o que significa que eles não têm incentivos para a prática de esportes e projetos culturais. A Rafah encaminhou o total de 120 adolescentes de Janaúba para centros de apoio em outros municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário