quarta-feira, 17 de abril de 2013

“Amigos da Barragem do Bico da Pedra” mobiliza sociedade pela preservação da represa

Barragem Bico da Pedra

JANAÚBA - “Amigos da Barragem do Bico da Pedra”.  É esse o nome de um grupo formado por pessoas de Janaúba e Nova Porteirinha que surgiu de uma pequena comissão com a finalidade de preservar a represa - principal manancial de água do Norte de Minas.

PEDÁGIO INFORMATIVO
Neste sábado, os “Amigos da Barragem Bico da Pedra”, realizou um pedágio  informativo na Praça do Banco do Nordeste onde foi aconteceu uma panfletagem com informações sobre os possíveis impactos que uma mineradora que é instalada na cidade de Riacho dos Machados pode causar à barragem. O pedágio ainda tem o objetivo de mobilizar as populações e autoridades janaubenses e de Nova Porteirinha, como forma de mostrá-las a importância da Audiência Pública que o Ministério Público Estadual (MPE), através da 3ª Promotoria de Justiça e o citado grupo promove dia 25 abril próximo no Centro Cultural Marly Sarney. Os trabalhos durante a audiência devem ser presididos pelo promotor Fabrício Costa Lopo, responsável pela iniciativa. Na audiência as sociedades bem como as autoridades, vão ter a oportunidade obter maiores informações sobre a mineradora e os possíveis riscos de poluição da água da barragem. 
            Uma das preocupações do grupo diz respeito à barragem de rejeitos onde serão depositados os resíduos tóxicos oriundos do cianeto e o arsênio, que estaria localizada a poucos metros de distancia de um riacho que deságua no rio Gorutuba que forma a represa do Bico da Pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário