quarta-feira, 17 de abril de 2013

Codevasf entrega equipamentos de abastecimento de água a comunidades rurais de Janaúba


Yuji Yamada, Dimas Rodrigues, Fernando Brito e Adailton

Sete comunidades rurais do município de Janaúba estão sendo beneficiadas com perfuração e montagem de poços tubulares visando o abastecimento de água da população. Os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, por meio de termos de doações assinados pelo superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues e pelo prefeito janaubense Yuji Yamada. São mais de 126 famílias beneficiadas com recursos oriundos de emendas parlamentares.
                               Na primeira etapa as comunidades rurais beneficiadas com os equipamentos são: Boa Vista, Simplício, Caraíba, Lagedinho e Barreirão, totalizando 65 famílias atendidas. Foram entregues caixas d’água (reservatório de fibra de vidro com capacidade para cinco mil litros de água) e bombas submersas (capacidade de 05 cv). O segundo termo assinado beneficia a comunidade de Embaré, que será atendida com a perfuração de um poço tubular equipado com uma caixa d'água, uma bomba submersa e tubos de PVC. Segundo informações técnicas da Codevasf, nessa comunidade serão beneficiadas dez famílias que hoje são abastecidas por meio de cisternas.
                               A assinatura de mais um termo de doação, firmado entre a Codevasf e o município de Janaúba, beneficia a comunidade de Pedra Preta com o abastecimento de água para atendimento a 51 famílias. A exemplo da comunidade de Embaré,  ali também será perfurado um poço tubular todo equipado com bomba submersa, caixa d’água e tubos de PVC.
                               O superintendente Dimas Rodrigues, informou que a principal fonte de abastecimento dessas comunidades rurais são águas subterrâneas, sendo todos os sistemas compostos de captação em poço tubular. Para o dirigente,  essa ação da Codevasf tem um alto alcance social e comunitário, pois vai melhorar a saúde e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos moradores dessas localidades que só tem água quando chove. Finalizando, Dimas Rodrigues disse, ainda, que as doações de equipamentos e materiais para implantação de sistema simplificados de abastecimento de água, via recursos de emendas parlamentares, ocorrem freqüentemente durante todo o ano para atender prefeituras e comunidades rurais, com aquisição de tubos de PVC, bombas submersas e reservatórios metálicos ou de fibra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário