sexta-feira, 26 de abril de 2013

ABANDONO-RESPONSABILIDADE DE TODOS



Tem sido cada vez mais frequente nos depararmos como o triste retrato do abandono ao qual cães e gatos estão submetidos. Basta chegarmos até a porta de  nossas casas ou até a próxima esquina ou quarteirão, e lá sempre terá um cão ou gato solitário, triste, faminto, doente, abandonado à própria sorte e, quem sabe, a espera de um milagre... Milagre este muitas vezes  proporcionado por ONGs, protetores independentes ou simplesmente por pessoas de bom coração, que sensibilizadas com esta atitude desumana, cruel e estúpida  que é o abandono, se prontificam a tentar amenizar tamanho sofrimento, seja resgatando estes animais ou mesmo oferecendo água e alimentos.
   Porém, para termos uma resposta mais efetiva no que se refere ao abandono, é preciso ir além.  O cenário só vai melhorar com iniciativas de conscientização e engajamento da sociedade. Nós, membros da ARCA (Associação de Resgate e Cuidados Animais), temos ouvido de maneira persistente de muitos cidadãos  que a solução para diminuir cães e gatos nas ruas é tornar viável o recolhimento dos mesmos. Aí perguntamos: e fazer o quê com estes animais recolhidos?Levar para onde?Sacrificá-los simplesmente por estarem nas ruas? Não! Assim como os Direitos Humanos protegem desde um cidadão idôneo até um assassino de alta periculosidade, os animais , mesmo em situação de rua, são tutelados pelo Estado, Decreto 24.645/34 (que trata da proteção animal), art. 1º e 2º, parágrafo 3º, defendidos pela comunidade de bem e entidades de proteção animal. É proibida a captura de animais, com exceção daqueles realmente com sinais evidentes que estejam doentes (que deverão receber avaliação veterinária ,com a eutanásia sendo justificada apenas em casos em que não haja tratamento para o animal) e animais bravios e agressivos, sendo que para isso é obrigatório apresentação de registro de ocorrência do ataque do animal, laudo do atendimento médico e laudos veterinários que comprovem que o animal possui histórico de mordedura e agressividade. Devemos lembrar que comumente os cães de rua não atacam apenas se defendem da agressividade dos animais humanos.
    É importante ressaltar que uma grande parte dos animais que se encontram nas ruas e que são titulados como ” ABANDONADOS”   tem  proprietários, que os deixam soltos nas ruas, sem qualquer identificação e sujeitos a serem vítimas de maus tratos, infestação de parasitas, reprodução descontrolada, transmissão de zoonoses e geração de transtornos urbanos. Portanto, estes animais não se encontram nas ruas  por seu desejo, mas por mera irresponsabilidade de seus tutores, que muitas vezes adquirem animais e se esquecem da importância da Posse Responsável. Portanto, acreditamos que só com o cumprimento das leis , poderemos mudar um pouco esta realidade.Sem que estes proprietários façam a sua parte e sem punição daqueles que insistem em caminhar em sentido inverso, nada mudará.
    É na mentalidade das pessoas que a transformação mais importante tem que ocorrer; caso contrário, milhares de animais irão continuar sendo despejados nas ruas como meros lixos, sujeitos a todo tipo de maus tratos e sofrimento, já que assim como nós eles também sentem medo, frio, fome, sede. É imprescindível o engajamento em iniciativas em prol dos animais, conscientização, sensibilização, posse responsável, adoção, campanhas maciças de castração gratuita. Em especial esta última, já que só com esta medida se torna possível o controle populacional, restringindo o nascimento àqueles filhotes que serão assistidos por seus donos. Assim como o mundo todo tem focado nesta atitude, nós também da ARCA –Associação de Resgate e Cuidados Animais temos realizado este procedimento nos animais que resgatamos das ruas e disponibilizamos para adoção. E desejamos estender este procedimento, de forma gratuita, a todos os propritários que desejarem e em especial, aos cães de rua, caso o município apoie este projeto, que já se encontra em posse do governo municipal para apreciação.
  Portanto, combater o problema é fundamental. Mais importante ainda é não deixar que ele aconteça. Caso contrário continuaremos permitindo que a morte de cães e gatos seja sentenciada pela "falta": falta de controle populacional, falta de educação para Posse Responsável,  falta de Políticas Públicas, falta de cumprimento das leis.  Resultado: descontrole e abandono.
    Sabemos que todos precisam ter direito a vida.  Por isto, devemos respeitar todas as espécies.  Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro.   Que agrida sem ser ameaçado.   Que abandona sem motivo.   Que maltrata sem justificativa.   E que tem a capacidade de racionalidade, mas não a usa.

   "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" -Albert Schweitzer

ARCA -ASSOCIAÇAO DE RESGATE E CUIDADOS ANIMAIS
CNPJ: 13329541/0001-00
CONTA PARA DOAÇOES: BANCO ITAÙ
                                           AG: 3110
                                           C/C: 23839-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário