quarta-feira, 17 de abril de 2013

CREA-MINAS EMPOSSA NOVOS REPRESENTANTES ESTADUAIS


Objetivo do Conselho é potencializar a sua atuação no interior de Minas e se aproximar das realidades locais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) empossou em março os novos coordenadores estaduais e regionais do Colégio Estadual de Inspetores (CEI) e de Entidades (CEE). O engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho, inspetor-chefe da inspetoria de Janaúba, é o novo coordenador estadual do Colégio de Inspetores, e o engenheiro civil Marcelo Fernandes da Costa, presidente do Instituto Mineiro de Engenharia (Imec), assume a coordenação estadual do Colégio de Entidades. Já a coordenação do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) fica a cargo da engenheira civil Enid Drumond, empossada em dezembro de 2012, na ocasião do lançamento do Colégio.
Importantes órgãos consultivos, os Colégios funcionam como um canal aberto entre o Conselho, seus representantes, Entidades de Classe e Instituições de Ensino, que discutem assuntos de interesse mútuo envolvendo as profissões da área tecnológica. Durante a reunião de posse, seus representantes discutiram a matriz de prioridades para 2013. Segundo Waldimir Teles, uma das bandeiras de atuação do Colégio de Inspetores é o fortalecimento da atuação dos profissionais nas suas localidades com o reconhecimento da autoridade técnica da engenharia. “Os inspetores são os representantes locais do Crea-Minas nas cidades. A participação ativa dos profissionais técnicos nas discussões acerca do desenvolvimento dos municípios e do campo a partir do conhecimento da engenharia é fundamental na criação de novos projetos e de avanços das cidades”, conta Teles.
Segundo ele, o objetivo é aproximar ainda mais os profissionais da área tecnológica e agilizar a prestação de serviços à população. “Apesar de ser um cargo honorífico, o inspetor possui inúmeras responsabilidades e é um importante canal entre o Conselho e a sociedade”, afirma o coordenador estadual do Colégio de Inspetores. Atualmente, o Crea mineiro possui 61 Inspetorias e nove escritórios de representação local com 186 inspetores.
           Para o presidente do Crea-Minas, o engenheiro civil Jobson Andrade, ao fazer essa aproximação, o Conselho estará presente no dia a dia do profissional, cumprindo a sua missão que é defender os interesses sociais e humanos, promovendo a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais.
As inspetorias nas cidades oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), certidões, taxas e formulários, esclarecer dúvidas e procedimentos, além de fiscalizar o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário