quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Educação e Fiscalização são dois fatores determinantes para a diminuição dos acidentes de trânsito nas rodovias.

Entre mortos e feridos; vítimas de acidentes no trânsito são custos para a sociedade e problema para o sistema público do Brasil – Acidentes de trânsito / Impacto social e econômico.
Segundo estatística do Observatório Nacional de Segurança Viária para a revista Veja, com base nos pedidos de indenização ao DPVAT, o seguro obrigatório de veículos, revela que o número de vítimas no trânsito é muito superior ao que fazem crer as estatísticas oficiais. Em 2012 foram registrados mais de 60.000 mortos, um aumento de 4% em relação a 2011, e 352.000 casos de invalidez permanente. Morre-se mais em acidente de trânsito do que por homicídio ou câncer. O campeão inglório – O Brasil tem a quinta maior taxa de mortes no trânsito do planeta, segundo levantamento feito com base no Datasus, do Ministério da Saúde. Se forem consideradas as estatísticas do DPVAT no mesmo período, o país salta para o primeiro lugar. Contudo a Engenheiro Everardo Ângelo José Oliveira, Coordenador Regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG – 32ªCRG, com sede na cidade de Janaúba, responsável pela malha rodoviária de aproximadamente 700,0 km, sob jurisdição da CRG, abrangendo 21 municípios do norte de minas. O Coordenador Engº. Everardo Oliveira está muito preocupado com o crescente número de acidentes nas vias. Esclarece ainda o Engº. Everardo, que os principais motivos dos acidentes registrados nas vias são: 1º) Usar o celular ao volante; 2º) Dirigir alcoolizado; 3º) Dirigir colado na traseira do carro à frente; 4º) Dirigir acima da velocidade permitida; 5º) Deixar de ligar a seta; 6º) Deixar de usar o cinto de segurança; 7º) Não fazer manutenção do veículo: 8º) Ultrapassagem em local proibido; 9º) Sono e 10º) Imprudência, afirma.  Entendendo que como o órgão faz parte do Sistema Nacional de Trânsito, e preocupado com segurança viária acompanhada da diminuição do índice de acidentes, cita que é de suma importância que as crianças, jovens, adultos e idosos partam para princípios de valores com vistas ao pleno exercício da cidadania no espaço público. Acreditando que somente com o engajamento da sociedade, por meio de ações comprometidas com informações, valores e atitudes cidadãs, será possível alcançar resultados significativos com um menor número de vítimas em acidentes de trânsito em nossa região.
Para contribuir com a melhoria do processo acima exposto, o DER/MG, retorna com as Palestras Educativas “Educação para o trânsito” nas unidades educacionais, com a finalidade de orientar, capacitar e direcionar a prática pedagógica voltada para o tema Trânsito.
Poucas pessoas sabem, mas a Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 23, inciso XII, estabelece que o país deva desenvolver e implantar uma política de educação para a segurança no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Lei Federal nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, em seu capítulo VI, define que a educação para o trânsito é direito de todos e deverá ser promovida em todos os níveis de ensino.
Transversalisando o tema trânsito no currículo escolar
O código de Trânsito Brasileiro, em seu capítulo VI, define que a educação para o trânsito deve ser promovida em todos os níveis de ensino, devendo a capacitação ocorrer durante todo o ano, de forma interdisciplinar, obedecendo à transversalidade, com conteúdo programático sobre segurança no trânsito.
A portaria do DENATRAN nº 147 de 02 de julho de 2009 aprovou as diretrizes nacionais da Educação para o Trânsito na pré-escola e no ensino fundamental. Daí a grande importância de todos educadores trabalharem da forma a seguir.
Na modalidade de ensino da Pré-escola
Conteúdos: a) Formação pessoal e social; b) Conhecimento do mundo; c) Conteúdos relacionados ao trânsito; d) Prevenção de acidentes e percepção de risco.
Orientação pedagógica: As brincadeiras despertam interesses nas crianças. As noções espaciais e de lateralidade, imprescindíveis para a compreensão do ato de locomoção e por último as atividades relacionadas a cuidados pessoais poderão ser transportadas para a percepção de perigo, segurança e posteriormente para os cuidados no trânsito e prevenção de acidentes.
Na modalidade de ensino Fundamental
Conteúdos e orientações pedagógicas:
a) Língua Portuguesa – A leitura, a interpretação e produção de textos variados sobre o tema trânsito oferecem diferentes elementos para o debate; b) Geografia – A análise dos espaços rurais e urbanos e sua relação com a ação das pessoas neles, conduzem a uma análise crítica sobre as relações de respeito do homem e com o meio ambiente; c) Matemática – O estudo do trânsito a partir de dados numéricos representados em tabelas, gráficos e problemas a serem resolvidos, produzem aprendizagens significativas; d) Artes – O trânsito expresso em diferentes linguagens artísticas produz reflexões sobre a realidade cotidiana e a possibilidade de se criar condições para uma qualidade de vida melhor no trânsito; e) Ciências Naturais – A compreensão das relações existentes entre trânsito, ambiente, pessoas e tecnologia, favorecerá a integração dos alunos ao ambiente e a cultura, oportunizando ações de respeito e de preservação da vida; f) Educação Física – O desenvolvimento de habilidades corporais e lúdicas que conduzem a noções espaciais e de lateralidade é imprescindível para a compreensão da importância do ato da locomoção na nossa vida; g) História – O trânsito compreendido como processo histórico, onde as pessoas são sujeitos na construção da realidade em que vivem.


As solicitações para as palestras Educativas de Trânsito deverão ser solicitadas através de Ofícios encaminhados a esta Coordenadoria. Informações pelos fones (038) 3821.1022 – Setor Educação de Trânsito da 32ªCRG c/ Júlio César - Agente de Trânsito.

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