Aproximar os fruticultores dos consumidores levando ao conhecimento de
todas as pessoas informações sobre as frutas produzidas na Região do Jaíba
através de um processo de rastreabilidade. Esse é um dos objetivos da
implantação da Plataforma de Origem e Qualidade da Região do Jaíba que está em
fase inicial de execução. Os trabalhos para esta ação começaram na primeira
semana de setembro e são de iniciativa da Associação Central dos Fruticultores
do Norte de Minas (Abanorte) e do SEBRAE Minas. O foco deste projeto é
desenvolver uma plataforma com softwares de rastreabilidade para as frutas da
Região do Jaíba para as fazendas que foram qualificadas para o uso da marca
território da Região.
Nessa primeira etapa os consultores da empresa Dvös, da cidade de Patrocínio,
Minas Gerais, estão percorrendo as 19 fazendas inseridas na plataforma para
coletar dados e registrar através de imagens e textos, a história do
fruticultor e a origem do seu produto. Com todas as informações coletadas, o
próximo passo será sistematizar esses dados tornando-os acessíveis para o
consumidor de frutas. De qualquer lugar do país e também do mundo, o cliente
poderá através do QR Code que vai estar presente no selo da Região colado a
fruta, saber a origem do produto comprado.
Isso é possível por que o QR Code é um código de barras em 2D que pode
ser visualizado através de um aplicativo instalado em Smartphone. Esse código,
após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que
irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado para o site da Região do Jaíba.
Ou seja, ao comprar uma fruta da Região do Jaíba, o consumidor final poderá
visualizar por meio do QR Code presente no selo contido na fruta, informações
essências que irão mostrar a origem e a qualidade do produto escolhido.
O Analista do SEBRAE Minas, Cláudio Wagner Castro destaca que essa ação
aproximará o consumidor do produtor e permitirá mais visibilidade para as
frutas da Região do Jaíba. “É importante destacar que existe um projeto de
marca território para a Região do Jaíba que visa “tornar a região uma nova
referência mundial em fruticultura”. Para isto é necessário desmistificar o
potencial das frutas e da fruticultura comunicando o consumidor os atributos da
Região. Cada dia mais consumidores buscam informações sobre a origem dos
produtos e é neste sentido que a plataforma irá contribuir, pois trata-se de
uma ferramenta de conexão entre o produtor e o consumidor. Através da
ferramenta que poderá ser acessada via QR Conde o consumidor poderá entender
como a fruta que está consumindo foi produzida, sua origem, certificações entre
outros. Já por parte do produtor o mesmo terá condição de apresentar ao
consumidor todo o seu esforço para a produção de uma fruta de qualidade
superior, gerando orgulho e pertencimento para a Região. O encontro destas duas
pontas, com uma fruta de qualidade pode gerar valorização e demandas repetidas
e até mesmo ampliação de demandas.”
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