quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Produtores participam de plataforma de garantia de origem e qualidade para as frutas da Região do Jaíba

Aproximar os fruticultores dos consumidores levando ao conhecimento de todas as pessoas informações sobre as frutas produzidas na Região do Jaíba através de um processo de rastreabilidade. Esse é um dos objetivos da implantação da Plataforma de Origem e Qualidade da Região do Jaíba que está em fase inicial de execução. Os trabalhos para esta ação começaram na primeira semana de setembro e são de iniciativa da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e do SEBRAE Minas. O foco deste projeto é desenvolver uma plataforma com softwares de rastreabilidade para as frutas da Região do Jaíba para as fazendas que foram qualificadas para o uso da marca território da Região.
Nessa primeira etapa os consultores da empresa Dvös, da cidade de Patrocínio, Minas Gerais, estão percorrendo as 19 fazendas inseridas na plataforma para coletar dados e registrar através de imagens e textos, a história do fruticultor e a origem do seu produto. Com todas as informações coletadas, o próximo passo será sistematizar esses dados tornando-os acessíveis para o consumidor de frutas. De qualquer lugar do país e também do mundo, o cliente poderá através do QR Code que vai estar presente no selo da Região colado a fruta, saber a origem do produto comprado.
Isso é possível por que o QR Code é um código de barras em 2D que pode ser visualizado através de um aplicativo instalado em Smartphone. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado para o site da Região do Jaíba. Ou seja, ao comprar uma fruta da Região do Jaíba, o consumidor final poderá visualizar por meio do QR Code presente no selo contido na fruta, informações essências que irão mostrar a origem e a qualidade do produto escolhido.

O Analista do SEBRAE Minas, Cláudio Wagner Castro destaca que essa ação aproximará o consumidor do produtor e permitirá mais visibilidade para as frutas da Região do Jaíba. “É importante destacar que existe um projeto de marca território para a Região do Jaíba que visa “tornar a região uma nova referência mundial em fruticultura”. Para isto é necessário desmistificar o potencial das frutas e da fruticultura comunicando o consumidor os atributos da Região. Cada dia mais consumidores buscam informações sobre a origem dos produtos e é neste sentido que a plataforma irá contribuir, pois trata-se de uma ferramenta de conexão entre o produtor e o consumidor. Através da ferramenta que poderá ser acessada via QR Conde o consumidor poderá entender como a fruta que está consumindo foi produzida, sua origem, certificações entre outros. Já por parte do produtor o mesmo terá condição de apresentar ao consumidor todo o seu esforço para a produção de uma fruta de qualidade superior, gerando orgulho e pertencimento para a Região. O encontro destas duas pontas, com uma fruta de qualidade pode gerar valorização e demandas repetidas e até mesmo ampliação de demandas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário