quinta-feira, 3 de julho de 2014

ProgramaConviver Ruralbeneficia mais de mil produtores do Projeto Jaíba

Na manhã do dia 26 de Junho, o Coordenador Estadual do Programa Energia Inteligente da Cemig, Higino Zacarias de Souzaapresentou no auditório da Emater em Mocambinho, os resultados do Projeto Conviver Rural implantado no Jaíba.O Conviver Rural é uma iniciativa do Programa Energia Inteligente que temas ações voltadas à promoção do uso consciente e eficaz da energia elétrica, mostrando que é possível obter uma economia no consumo, contribuindo assim com o meio ambiente e promovendo a qualidade de vida do produtor rural. No Projeto Jaíba, essa ação foi criada em 2010 e tem beneficiado mais de mil produtores rurais oriundos da agricultura familiar. Essa ação é resultado da parceria entre Cemig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Distrito de Irrigação do Jaíba (DIJ).
O Conviver Rural é destinado às unidades consumidoras de Baixa Renda e foi desenvolvido para atender cerca de 1300famílias de produtores irrigantes do Distrito de Irrigação do Jaíba.O projeto contou com um total de investimento na ordem de R$ 18 milhões de reais implantando 1296 novos sistemas de irrigação. No Projeto Jaíba, o Convier Rural tem modernizado os sistemas de irrigação dos pequenos agricultores permitindo que os mesmos utilizem energia elétrica com uma redução de 40 por cento no consumo de energia. Esse trabalho gerou também 70 por cento de economia no valor pago na fatura mensal de energia. Isso é possível devido à racionalização do uso de energia elétrica e água, por meio da substituição dos sistemas de irrigação obsoletos por outros mais eficientes.
Beneficiada pelo programa, a produtora Cândida Ferreira dos Santosagradeceu o apoio recebido pela Emater e disse que esse projeto da Cemig é louvável por trazer tantos benefícios aos pequenos produtores. “Quando comecei a plantar aqui no projeto, minha área não era irrigada. Todos os dias eu carregava os canos quentes nas costas para montar a irrigação. Hoje tenho dois terrenos onde cultivo um pouco de cada coisa e não preciso mais carregar canos quentes. Programo a irrigação para que ela funcione no período da noite e ainda sobra tempo para cuidar um pouco mais de mim e da minha família. Através do programa, nós produtores podemos ver a economia de água e de luz. E para quem trabalha no campo, cada frango economizado é um almoço de domingo. Por isso agradeço a todos os responsáveis em fazer esse projeto acontecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário