quinta-feira, 3 de julho de 2014

IMA inaugura Centro de Qualidade em Fruticultura em Mocaminho

Na manhã de quinta-feira, 26 de Junho, foi inaugurado em Mocambinho, no Projeto Jaíba, o Centro de Qualidade em Fruticultura, desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). O centro inaugurado vai garantir atenção especial aos produtores do Projeto naquela área, bem como os agricultores familiares que necessitam dos serviços do IMA.O atendimento dos produtores nessa área era uma demanda antiga uma vez que estestinham que se deslocar até o município de Jaíba, local mais próximo que possui um escritório do IMA, para serem atendidos. A inauguração contou com a participação do Coordenador Geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, do Diretor-Técnico do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Luiz Merlo, do Secretário Adjunto Paulo Romano, do Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni Franco,do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eduardo Macedo além dopresidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira,do Presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos,do Presidente da Abanorte, Jorge Luiz de Souza, do Prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius, do Deputado Estadual Luiz Henrique, vereadores, representantes de entidades como a JICA e Distrito de Irrigação de Jaíba (DIJ), além da sociedade civil e principalmente de produtores rurais.
Durante sua fala, o Coordenador Geraldo IMA, AltinoRodrigues, expressou sua felicidade em estar na região inaugurando o Centro de Qualidade e disse que “o escritório, nasceu há dois anos e que agora foi possível implantá-lo graças ao apoio recebido do Secretário de Agricultura, que forneceu o suporte necessário para tal realização.”. Dentre as atividades a serem executadas, Altino Rodrigues frisou que o Centro de Qualidade em Fruticultura vai trabalhar diretamente com a defesa sanitária vegetal, que inclui o controle de pragas quarentenárias, principalmente para atender as exigências de exportação. “Queremosatravés Centro de Qualidade junto com as certificadoras já existentes na região, implementar um centro de certificação própria que permita o levantamento sanitário necessário para que sejam feitas as exportações implementando também, o programa de resíduos de agrotóxicos dentro do projeto do Jaíba, atendendo assim, principalmente quem precisa desse trabalho: os produtores da agricultura familiar.”.
O Coordenador ressaltou ainda a necessidade da união de parceiros para realização de grandes feitos. Em suas palavras, ele também agradeceu ao Presidente da Abanorte, Jorge de Souza, pela insistência com a qual o mesmo pediu junto ao IMA que esse Centro fosse instalado na região. O Rodrigues lembrou da presença da Epamig e da Emater no Projeto Jaíba ressaltando que estas entidades também irão contribuir para que projetos e ações importantes sejam feitas na região.O Centro de Qualidadeem Fruticultura responderá pelo controle do uso e comércio de agrotóxicos na região. O trabalho feito nesse local inclui ainda o monitoramento da produção, visando à certificação pelo próprio IMA. O escritório atenderá ainda à sanidade animal e fará a emissão de documentos sanitários.
Já o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, agradeceu ao IMA por reconhecer a importância da Região do Jaíba e se fazer presente dentro da projetoatravés do Centro de QualidadeemFruticultura, permitindo de tal forma, total assistência aos produtores desta localidade. Merlo disse ainda que são as demandas que fazem as ações acontecerem e que o trabalho desenvolvido no Projeto Jaíba é de fundamental importância para o Estado de Minas, que tem a maior área irrigada da América Latina. “De dez palavras ditas no setor da pecuária, cinco são Jaíba. Talvez os produtores que aqui vivem não sabem da importância que tem para engrandecer o nosso Estado,e é por isso, que digo com muito orgulho que o Estado de Minas reconhece a importância da maior área irrigada da América Latina, que é o projeto Jaíba. O trabalho de vocês geram resultados significativos para Minas e para o país. Contudo, éclaro que temos que conviver com os problemas que surgem à medida que os projetos vão crescendo, mas reafirmo meu compromisso e digo queestamos aqui para resolvê-los.”. André aproveitou para esclarecer aos produtores que “o IMA não vem para multar o produtor, e sim para ser parceiro e trabalhar de maneira correta agregando valor aos produtos e desenvolvendo um projeto tão necessário para o crescimento de todos.”. Após as falas, os presentes descerraram a placa oficializando o funcionamento do Centro.Para desenvolver os trabalhos propostoso Centro de Qualidade em Fruticultura contará com dois técnicos em agropecuária, um engenheiro agrônomo e um funcionário administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário