quarta-feira, 30 de julho de 2014

Câmara Municipal fará a entrega do título de cidadania honorária dia 1º de agosto

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Câmara Municipal de Janaúba realiza na sexta-feira, dia 1º de agosto, a solenidade de entrega de Título de Cidadania Honorária, ato esse que ocorre há mais de 40 anos, um reconhecimento à pessoa que tenha contribuído no desenvolvimento do município de Janaúba. A exemplo do ano passado, o convite para a solenidade retrata os modos e os costumes do povo gorutubano.
Ser cidadão honorário de Janaúba é uma honra para muitas pessoas, sobretudo aquelas que adotaram a cidade, o município de coração. Com pintura da artista plástica gorutubana Gilsa Alcântara, o convite para a solenidade mostra duas mulheres num carro de boi que era o meio de locomoção amplamente utilizado pelos gorutubanos. Outro detalhe é que essas mulheres estão com o traje típico usando blusas feitas de algodão, também conhecidas como blusas gorutubanas.
No ano passado o convite teve imagem da artista plástica gorutubana Gui Gui Alcântara (irmã de Gilsa) retratando as atividades das lavadeiras no rio Gorutuba, o artesanato com os potes de barro, o algodão de seda que tem o nome de Janaúba.
OS HOMENAGEADOS
Indicado pelo vereador Zacarias de Paula Souza, o agente de polícia civil Robson Fonseca Aquino será contemplado com o título de cidadão honorário de Janaúba. Atualmente na função de Inspetor de Polícia Civil em Janaúba, Robson Aquino participa ativamente de vários projetos sociais e de assuntos inerentes ao desenvolvimento do município, e ainda é o venerável mestre da Loja Maçônica Fraternidade e Justiça. Indicado pelo vereador Felipe Franklin Carvalho, o pastor Ely França da Silva receberá a mais alta honraria de Janaúba, cidade onde comanda a Igreja Assembléia de Deus. Quem também receberá o título é o bancário Sérgio Antônio da Silva (foi gerente geral do Banco do Brasil em Janaúba, onde também tem atuado em ações comunitárias) por indicação do vereador Adauri Soares Cordeiro.
Aos 88 anos, dona Ilca Durães se tornará cidadã honorária de Janaúba, cidade onde atuou com a atividade de artesanato no mercado municipal por mais de 50 anos. Dona Ilca será homenageada por indicação do vereador Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira. Por indicação do vereador Sérgio Coelho, a Câmara homenageará Charles Valente Carneiro, Técnico de Expansão do Sistema Elétrico de Distribuição da Cemig em Janaúba. David de Souza Sá, empresário e proprietário da Favag e do Super Bom Supermercado, receberá o título de cidadania através de indicação do vereador Zé Luiz dos Algodões.
Quem também receberá o título de cidadania é o médico ginecologista Sebastião Campos Vieira (com atuação na Fundajan, Centro Viva Vida) por intermédio de indicação do vereador Armando Peninha Batista. Indicado pelo vereador Gilberto Dias, o comerciante José Miguel Sobrinho (foi gerente do Super Bom) se tornará cidadão honorário, o mesmo acontecerá com o também comerciante Vicente Wilio Maia Macedo que foi indicado pelo vereador Leobino de Bem. O comerciante Erci Texeira Barbosa, o Nego da Janaúba Móveis, conforme indicação do vereador José Tarcísio Mendes.

O radiotécnico Cícero Ernesto dos Santos receberá o título de cidadania honorária de Janaúba seguindo a sugestão do vereador Cláudio Fidelix. O deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite também será agraciado por indicação do vereador Juscimar (Farinheiro) dos Reis, o mesmo acontecerá com o advogado Charles André Silveira Dias (diretor da Fundajan, do Projeto Social Dom José Mauro e da Comunidade Terapeuta Irmã Erlinda) com base na indicação do vereador Carlos Isaildon Mendes. O vereador Sebastião (Tião da Goiaba) Freire indicou o empresário Gilmar Brito de Aguiar (do ramo de fruticultura e transporte), enquanto que o vereador João (da Ambulância) Pereira indicou o radialista e comunicador Ney Barbosa, atual Diretor Municipal de Cultura, a receber o Título de Cidadania Honorária de Janaúba, neste dia 1º de agosto. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário