De um lado, o azul, do outro o vermelho. Em uma eleição polarizada
entre dois candidatos que representam os partidos que mais rivalizam no país, o
PT e o PSDB, as duas cores ganharam as ruas de Minas Gerais brigando pela
preferência do eleitorado. A diferença é que o vermelho petista está nas peças
de campanha do candidato tucano, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da
Veiga, e no azul do PSDB está escrito o nome do ex-ministro do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, do PT. A confusão na cor vem
se somar a uma possível mistura que os eleitores já poderiam fazer entre os
dois por causa dos nomes parecidos e gera mais bate-boca entre as campanhas.
Na maioria das peças de Pimentel vistas nas ruas, com tiragens de 150
mil exemplares, o nome do candidato aparece em azul e o número em laranja. Mas
há também adesivos em verde e em um degradê de vermelho. O material chegou a
ser rejeitado por petistas mais radicais, que alegaram não querer fazer
campanha com adesivos que levavam a cor do PSDB. Pimentel também não tem
destacado o nome da presidente Dilma Rousseff (PT), que foi esquecida, por
exemplo, no seu jingle de campanha.
Já no PSDB, a estratégia tem sido reforçar a vinculação com o senador
Aécio Neves, que concorre à Presidência. Isso nas palavras de Pimenta, que a
cada questionamento sobre proposta de governo cita o que o presidenciável
poderá fazer se for eleito. O nome gravado na propaganda, porém, veio escrito
em vermelho. A cor também aparece em um coração no meio do número do partido,
que vem de azul com um fundo amarelo.
A coincidência de cores é vista de forma oposta pelos oponentes e
serviu de munição até para o candidato do PSB, Tarcísio Delgado, que se coloca
como terceira via na campanha pelo governo. A campanha do socialista diz que os
adversários parecem se apresentar dizendo o que não são. “Enquanto tem
candidato que foge do azul para parecer amarelo e outro candidato que renega o
vermelho (demonstrando vergonha do próprio partido), Tarcísio vem com as cores
de Minas e do seu partido”, diz o candidato em uma de suas peças de propaganda
que usa o vermelho e o amarelo, cores da legenda.
Segundo o coordenador geral da campanha de Pimenta da Veiga, o deputado
federal Alexandre Silveira (PSD), o vermelho na propaganda do tucano foi “fruto
de uma identidade visual”, enquanto o azul usado pelo PT seria uma forma de
“tentar enganar o eleitor”. Segundo o parlamentar, a cor foi escolhida pela
equipe de comunicação e representa o coração e o sentimento dos mineiros.
Já as peças de Pimentel, segundo Silveira, usam o azul para esconder a
relação com o PT e com Dilma. “É uma estratégia para tentar esconder do eleitor
que ele é um candidato do PT, que tem esse programa de Brasil implementado pela
Dilma. Mas acho que o eleitor não confunde, não”, afirmou. De acordo com o
coordenador, a escolha teria sido feita em função da queda de aceitação do PT
pelo eleitorado. “Temos pesquisas internas que mostram que o partido, que nunca
teve menos do que 20% de simpatia em Minas, hoje tem menos de 6%”, justificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário