quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prefeitura de Janaúba realiza o I Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado

ASCOM/ PREF. JANAÚBA - A Prefeitura Municipal de Janaúba, realizou através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA, por meio do articulador do Selo UNICEF, Rodrigo de Freitas e Comissão Pró Selo, juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção Social, o 1º Fórum comunitário Selo Unicef Município Aprovado. O evento ocorreu na sexta-feira, 8 de agosto, na Câmara Municipal.
De acordo com Isabel Mendes da Silva presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente janaubense, o objetivo do fórum foi apresentar o diagnóstico sobre a situação da criança e adolescente do município de Janaúba, a adesão do Município e o articulador do Selo, assim como de levantar junto à comunidade as ações de melhoria na área da criança e adolescente.
O Fórum teve início pela manhã e se estendeu até o meio-dia. A abertura dos trabalhos foi marcada com uma acolhida dos participantes que prestigiaram o evento que contou ainda com a apresentação cultural dos quilombolas - “Batuque”, apresentado pelo grupo de adolescentes da comunidade da Vila Nova dos Poções, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos - SFV da secretaria de Promoção Social. Assim como o SFV do Gameleira que fez uma bela música que trata dos milhões de amigos que querem ter, objetivo do município na conquista do Selo UNICEF.
O Forum contou também com a presença de autoridades, como o Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, a secretária de Educação, Maria Marta Marta, secretário de Promoção Social, Euler Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, presidente do CMDCA - Isabel Mendes da Silva, representante do 51º Batalhão de Polícia Militar de Janaúba, 2º Tentente PM, Dênisson Pereira Araújo, do Conselho Tutelar (Camila) e uma adolescente que também prestigiou o evento.
 Na assembleia, participando do Fórum estiveram presentes uma grande representatividade de adolescentes e crianças, conselheiros municipais da Criança e Adolescentes, artista plástica, Conselheiros Tutelares, representantes de associações de deficientes e dos quilombolas, servidores dos CRAS, CREAS, escolas, secretaria municipal de Saúde, Polícia Militar entre outros representantes de entidades governamentais e não- governamentais.
Depois da explanação da mesa de honra pelas autoridades e representantes presentes citados acima, no Fórum, o secretário de Promoção Social apresentou a metodologia do Selo UNICEF que se inicia com este primeiro Fórum comunitário e finaliza com o segundo. Logo após, o articulador do Selo deu início à apresentação do diagnóstico, em seguida, houve um debate entre os participantes e apresentadores do diagnóstico.Ainda na oportunidade, os participantes foram convidados a levantar em grupos as ações de melhoria na garantia dos direitos das Crianças e Adolescentes, a partir do diagnóstico, ações que irão fazer parte do plano de ação que o município desenvolverá até 2016, rumo a conquista do Selo UNICEF.

O objetivo deste plano de ação é melhorar os 13 indicadores ligados ao objetivo do  desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e coletados em fontes oficiais no início e no final da edição do Selo, tendo em vista que os avanços nesse sentido serão medidos a partir deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário