quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Com a garagem lotada, não é por fala de estrutura que a administração não vai decolar


prefeito de Manga, Anastácio Guedes (PT), recebeu esta semana mais uma leva das máquinas previstas no pacote combinado com o governo federal. Este Em Tempo Real tratou do assunto há alguns dias (aqui), ao comentar que a administração planeja exibir os veículos e equipamentos em desfile pelas principais ruas da cidade. Inicialmente, a ‘carreata’ estava prevista para este sábado (7), quando a Prefeitura planejava comemorar o aniversário da cidade, mas a festa foi adiada.
O petista Anastácio pousou para fotos ao lado do maquinário entregue esta semana pela Codevasf (A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), em pacote que inclui uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e dois caminhões do tipo caçamba. O município também recebeu as chaves de um micro-ônibus para transporte de alunos.
Não é por falta de insumos que a administração não vai finalmente decolar. Não há notícia de que outro prefeito tivesse recebido repasse semelhante de máquinas e equipamentos em tão pouco tempo. Pelo até aonde alcança o olhar deste escriba. Isso é fato.
Qual é o rumo?
O problema é que máquinas e veículos zero quilômetro somente não bastam. A administração precisa dizer aonde quer chegar. Quais são as metas do governo Anastácio? Não há clareza sobre isso, pelo menos até onde os radares deste jornalista consegue alcançar. Uma delas poderia ser, por exemplo, a promessa de que a administração vai universalizar a pavimentação do perímetro urbano da cidade. Ou um número a se atingir no Ideb até o final do mandato ou a antecipação da alfabetização dos alunos locais para seis ou sete anos, em propósito mais ousado do que o proposto pelo governo federal. Ou ainda a definição de parâmetros de qualidade e alcance no atendimento à saúde. Metas, enfim.
O que o secretário dos Transportes Luiz Wellington Chaves, o Lito, tem a dizer sobre o uso desses equipamentos todos? Com essa estrutura nas mãos, o município tem condições, e mais do que isso, a obrigação de oferecer à população boa condições de uso das estradas vicinais do município. Mas isso ainda não é fato. A limpeza pública deveria apresentar condições invejáveis e por aí vai. Em resumo: não basta ter condições excelentes de trabalho, é preciso saber o que fazer com ela.

As fotos de Anastácio ao lado das novas aquisições correram a internet, o que motivou alguns comentários. Dentre eles, o do presidente do Sindicados dos Servidores Públicos Municipais de Manga (SindManga), Sidclei Pereira, parabenizou o prefeito pela conquista, mas assinalou que espera “mais ousadia nas ações. O prefeito tem um deputado da região e o governo federal nas portas. O que precisa fazer é a equipe nomeada trabalhar mais com projetos inovadores, que façam com que a sociedade venha acreditar mais no gestor”. Noutras palavras: pé na máquina Anastácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário