quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cidade de Janaúba atua na prevenção dedoenças sexualmente transmissíveis

A Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza mais um importantetrabalho quanto à prevenção da epidemia da AIDS e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na Cidade de Janaúba. A equipe do CTA, Coordenada pela enfermeira Jucilene Cristina Reis tem desenvolvido em empresas e instituições públicas e privadas do município ações educativas por meio de palestras, distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos) e materiais informativos para o público atendido quanto à necessidade do cuidado e prevenção quanto a essas doenças.
A parceria feita entre a Cidade de Janaúba e instituições atendidas faz parte do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais em articulação com toda a rede de saúde, escolas públicas e privadas do Município e Microrregião.De janeiro a agosto desse ano, 25 empresas já foram atendidas sendo que 22 ações ainda serão realizadas até o final de 2013. No total foram atendidos 1.200 pacientes para testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis. O objetivo desse trabalho, segundo Jucilene, “é promover uma ação de enfrentamento da epidemia da AIDS, sendo assim a ‘porta de entrada’ para a prevenção, promoção, controle e detecção das DSTs.”.Durante as palestras feitas, além da distribuição de materiais educativos e preventivos, são feitos também aconselhamentos coletivo e pré - testes, aumentando a oferta dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C para população em geral.

Através desse trabalho a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Municipal enfatiza a importância do acesso a população em geral ao diagnóstico do HIV/Aids e Hepatites virais. Mesmo com os resultados positivos que já foram alcançados, Jucilene afirma que “ainda existemuito quefazer principalmente no que diz respeito à divulgação do trabalho e das atividades do CTAampliando o serviço no município em busca da diminuição do impacto da epidemia do HIV/AIDS e outrasDoenças Sexualmente Transmissíveis.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário