quinta-feira, 12 de setembro de 2013

13 municípios do norte de Minas recebem equipamentos agrícolas

Em solenidade acontecida na tarde desta segunda-feira,02, em Montes Claros, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, entregou 14 patrulhas agrícolas mecanizadas a 13 municípios do norte de Minas. Cada patrulha, no valor de R$135.169,99, entregue aos municípios de Francisco Sá, Coração de Jesus, Buritizeiro, Funilândia, Brasilândia, Brasília de Minas, Serra da Saudade, Estrela do Indaiá, Japonvar, Glacilândia, Ponto Chique, Lontra e Espinosa, esse último com dois kit’s, é composto por um trator agrícola, uma grade aradora hidráulica, uma batedeira de cereais, um distribuidor de calcário e sementes,  uma ensiladeira/picadeira, uma carreta agrícola, uma plantadeira  e uma roçadeira de arrasto.
                        Participaram do evento de assinatura dos termos de doações, além do superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, os 13 prefeitos dos municípios beneficiados e vários representantes das comunidades rurais, diretamente beneficiadas pela ação do Governo Federal, já que algumas dessas doações foram feitas diretamente  às associações de pequenos produtores rurais. Segundo o dirigente da Codevasf em Minas Gerais,  com investimentos  totais de R$1.892.379,86, provenientes de emenda  parlamentar,  estão sendo beneficiadas mais de 3 mil famílias de pequenos produtores rurais, contabilizando mais de 15 mil pessoas.
                        Com essa ação a Codevasf acredita no aumento da área cultivada pela agricultura familiar, com o aumento da renda rural e maior acesso a novas tecnologias de produção, além da redução do tempo e do custo  com o preparo do solo pelo agricultor familiar e o aumento da produção e maior oferta de alimentos à população. Outro resultado esperado por técnicos da Companhia é o combate  à desigualdade e à pobreza no meio rural com maior segurança alimentar.
                        Para o prefeito de Francisco Sá, Denílson Rodrigues Silveira, o recebimento desse maquinário agrícola vem ao encontro de um dos seus principais anseios de apoio ao pequeno produtor rural, principalmente na recondução do seu município como o maior  produtore de alho de Minas Gerais, posto que deteve durante a década de 70 e metade dos anos 80. Denílson Silveira disse que, com  essa patrulha será dada a largada do seu governo em  apoio ao meio rural, se onde vem a base da economia daquele município, onde a Codevasf, com a construção de três grandes barragens nos anos 80, dá sua parcela de apoio ao desenvolvimento sustentável, afirma o chefe o executivo municipal. Já Antônio Magalhães de Araújo Neto, prefeito de Coração de Jesus, um dos beneficiados,afirmou que este maquinário  será a solução para muitas comunidades rurais do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário