quarta-feira, 11 de junho de 2014

2º Seminário da Agricultura Familiar é realizado em Janaúba

Na manhã do dia 31 de Maio, no Centro Cultural Marly Sarney, aconteceu o 2º Seminário da Agricultura Familiar cujo tema foi “Atuar para transformar a agricultura familiar nas políticas públicas”. O evento que contou a presença de mais de 400 produtores da agricultura familiar de Janaúba e região, foi promovido pela Agente de Desenvolvimento de Janaúba, Iolanda Barbosa, pela Emater, pelo SEBRAE MG e por parceiros do evento. O objetivo do seminário foi fomentar a divulgação da produção relacionada à agricultura familiar de todas as pessoas e instituições que produzem e trabalham na área. Também estiveram presentes no Seminárioo Deputado Estadual Luiz Henrique, o Prefeito Municipal de Janaúba Yuji Yamada, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Janaúba, Paulo Nunes, o Secretário de Agronegócio Cacau Azevedo, o Gestor do Sebrae MG em  Janaúba Jadilson Borges, o Gestor do Sebrae Norte de Minas, Cláudio Luiz e da Gerente Regional da Emater em Janaúba, Maria Aparecia Fagundes.
Na abertura do Seminário o Gestor do Sebrae Região Norte de Minas Gerais, Claudio Luiz, falou da importância do evento e da necessidade que os produtores têm de entender o quê querem e como querem trabalhar para que assim possam ser feitas parcerias com a agricultura familiar a fim de que se tenha retorno financeiro para os produtores. Cláudio também lembrou que a agricultura familiar precisa atuar em união com parceiros para que a médio e longo prazo, os projetos feitos possam se concretizar. Dentre as ações traçadas pelo consultor, está à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar para a Prefeitura Municipal, Hotéis, Pousadas e Restaurantes.
A programação do evento contou ainda com uma palestra sobre as políticas de fomento à agricultura familiar feita pelo Coordenador Técnico da Emater em Janaúba, Ildeu de Souza e com a palestra promovida pelo consultor do Sebrae MG Antônio Carlos, que falou sobre a cultura da cooperação. Além das apresentações feitas, uma mesa redonda promovida pela Emater relatou experiências sobre políticas públicas de agricultores familiares no município de Janaúba. A mesa redonda contou com a colaboração do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Sebrae MG, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Municipal de Agronegócios.  Dentre as discussões promovidas às instituições aproveitaram para tirar dúvidas e esclarecer sobre programas disponíveis para os produtores como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) além de projetos como Minha Casa Minha Vida Rural dentre outros.
Para a Agente de Desenvolvimento de Janaúba, Iolanda Barbosa, o 2º Seminário da Agricultura Familiar superou as expectativas feitas e representou uma oportunidade para fortalecer laços com os produtores que esperam ansiosos por melhorias no setor. “O evento foi muito além do que esperávamos, pois além de contar com a presença expressiva dos agricultores possibilitou a interação dos mesmos com os parceiros e com o município. A agricultura familiar é uma área que merece atenção especial e precisamos continuar trabalhando para o desenvolvimento desses produtores. Por isso, mais eventos como este, que disseminam a informação e promovem o conhecimento serão realizados no decorrer do ano.”, explica Iolanda. O próximo evento voltado para agricultara familiar já tem data marcada: será no dia 24 de julho em local a confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário